Minha meta!

terça-feira, janeiro 19, 2010

Crise de novo ninguém merece!!!


As 7 Leis da Crise Emocional
Por Pr Silvio Galli

O QUE É UMA CRISE? : É o seu sistema existencial de valores, trabalho, casamento e fé em "curto-circuito”.

O tal "curto-circuito" em que falamos, acontece quando esses sistemas já não respondem, já não equilibram, não satisfazem mais. Seremos irremediavelmente pressionados a buscar, a reavaliar, recriar, repensar e muitas vezes aprofundar a busca por raízes mais consistentes.


1ª LEI – TODOS NÓS PASSAREMOS PELA CRISE: Todo ser humano que vive ou viveu neste planeta passou ou esta passando por crise, e ninguém foi exceção. Crises agudas, crises passageiras, crises difíceis e aquelas fáceis. Mas, infelizmente, esse é um fato. É o desconforto que a existência traz consigo e, portanto, é melhor aprender a lidar com elas e estar preparado para manejar com as crises de modo prático e realista. Fazendo assim, viveremos melhor e seremos pessoas mais saudáveis e felizes. Crise, de fato, é algo bom, difícil, dolorido e desconfortável, mas bom. É com elas que crescemos, amadurecemos, ganhamos segurança e estabilidade, adquirimos competência, bom senso, foco e êxito. Para falar a verdade, são as crises que forjam todo o nosso avanço e progresso. Sem elas, seríamos pessoas tolas, superficiais e infantis.

2ª LEI – AS CRISES SERÃO PROFUNDAS OU SUPERFICIAIS: Perder o emprego é uma crise superficial; sofrer um derrame que o impossibilite de trabalhar é uma crise profunda. Descobrir no seu cônjuge, áreas fracas de caráter, manias e uma tendência egoísta, é uma crise superficial; divorciar é uma crise profunda. Numa crise superficial você atravessa o desconforto de ter que ir atrás dos problemas e manejar com eles. Precisa ser prático, dar respostas que envolvem certos sacrifícios e, às vezes, certo nível de sofrimento. Em uma crise superficial, recebemos o alerta de que precisamos nos mexer fazer alguma coisa, tomar alguma providência, alterar sistemas, ajustar rotas. Em uma crise profunda há níveis de dor, sofrimento, insegurança e trabalho bem mais comprometedores. Em uma situação a vida requer ajustes à crise; noutra, a vida requer medidas de emergência. Em qualquer crise, enfrentaremos uma grande pressão sobre o nosso emocional e sobre a nossa identidade. A crise pressionará também todo seu potencial, dons, talentos, suas habilidades e competências. Ela nos levará ao nosso limite. Assim, em cada crise, pequena ou grande, seremos submetidos a uma grande pressão. Não há poder, sem pressão. O poder que gera a mudança é então resultado do acúmulo de um nível de pressão tal que nos fará mexer, avançar, nos superar. Sem a pressão da crise, estaríamos sempre acomodados àquilo que é mais fácil, conveniente e confortável. Todo poder para transformação, amadurecimento, conquistas, prosperidade, realização e avanço são resultado direto de uma crise.
3ª LEI – NÃO HÁ GARANTIAS DE QUE VOCÊ SAIRÁ MELHOR DE UMA CRISE: Infelizmente, não há garantias que as coisas melhorarão com as crises. Dependendo do conjunto de circunstâncias, pode é trazer um desfecho ruim, negativo, pior do que era. Ex.: Ao invés de sair de uma crise profissional com um emprego melhor, recebendo mais, você pode seguir desempregado por anos. Ao invés de melhorar seu casamento, poderá acabar com ele. Uma crise política e econômica num país poderá levá-lo à bancarrota institucional e inviabilizá-lo. Uma crise de relacionamento familiar, com um filho, por exemplo, poderá danificar para sempre a amizade que possuem.

4ª LEI – NA CRISE O MOMENTO É MAIS FÁCIL E DOLOROSO PARA TOMAR DECISÕES: Em uma crise as decisões e a resposta que você decidirá dar serão as mais delicadas de sua vida. Por um lado, a pressão fará com que você, mais facilmente, escolha por qual caminho sua vida vai avançar. Por outro lado, as escolhas feitas nesse momento podem não ser as mais sábias. Podem ser as piores e que trarão conseqüências drásticas.
5ª LEI – NA CRISE ESCOLHEREMOS A CONQUISTA OU A ACOMODAÇÃO: Podemos na crise continuar a atribuir importância àquilo que nos causa pressão ou podemos ir pelo caminho da desistência. O caminho do conforto é o caminho que retira a importância do que nos causa pressão. Quando você escolhe o caminho estreito e difícil, você sempre cresce, conquista e avança. Quando desiste e se acomoda, você paralisa a sua caminhada, seu amadurecimento, seu aperfeiçoamento humano e profissional.
6ª LEI – SEU FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE VOCÊ FARÁ COM A CRISE: Em uma crise, as suas escolhas determinarão as conseqüências que colherá. Assim, não culpe o "destino", encare o fato de que a sua vida hoje é o resultado direto das pequenas e grandes decisões tomadas ao longo dos anos. Suas escolhas ou recusa em escolher - o que também é uma escolha - o trouxeram até onde está hoje e as feições que a sua vida tomou é o resultado direto dessas escolhas.  Preguiça, irresponsabilidade, inconstância e instabilidade no seu modo de lidar com o que é precioso prioritário e importante lhe levará a desencadear seus próprios problemas. Você pode levar o que ama, gosta e prefere ao caos por causa das suas escolhas. Mas, mesmo que seja uma pessoa formidável, como já vimos, as crises são inevitáveis e virão mesmo. Nesse contexto, as suas escolhas produzirão também as conseqüências que colherá. Sejam boas ou ruins, sejam positivas ou negativas, suas escolhas trarão as suas conseqüências.
7ª LEI – O SEU NÍVEL DE MATURIDADE DETERMINARÁ O TAMANHO DA SUA DOR: Quando, diante da crise, decidimos nos acovardar, ou abraçar o caminho fácil da fuga e da acomodação, a crise se instala e ali permanece parada. Tudo fica estagnado naquele ponto. Pessoas que não perdoam, não superam, não concluem, não processam e não esquecem. Ficam como que "entalados" com os acontecimentos da vida que se acumulam e nunca são "digeridos".
Uma crise se torna crônica destruindo amizades, fazendo do casamento um ambiente inóspito e duro. Na falta de resposta, uma crise vem para ficar e, dependendo da nossa dureza e obstinação, fazemos do desconforto momentâneo a experiência do dia-a-dia. Algumas atitudes, ou falta delas, também podem prolongar uma crise.
Pessoas que se vêem diariamente, mas não se falam; arrependimento e pedido de perdão que nunca chegaram; decisão por se disciplinar e buscar ajuda que nunca aconteceram; disposição para falar de coisas delicadas e desagradáveis que nunca se manifestaram; atitude de estudar e trabalhar duro que nunca existiram; orgulho que nunca se dobra; preguiça que nunca acaba; amargura, cinismo, ironia e rispidez que nunca mudam...
“Os fatos diante de nós não mudam. O que muda é a maneira como os recebemos”. Se nos importarmos com qualquer "titica" que acontece ao nosso derredor, podemos cultivar um modo de vida muito estressante. Se formos daqueles que querem controlar tudo, que nunca aceitam que a vida escreva caminhos próprios que não foram traçados e planejados sofreremos à toa e muito. Há gente que se consome em dor por coisas sem nenhuma importância objetiva.
HÁ APENAS DUAS FORMAS DE SAIRMOS DA CRISE
Podemos sair dela como vencedores, mais capazes, mais maduros, mais sábios, mais confiáveis, estáveis, previsíveis e frutíferos. Ou como derrotados, depois de um cataclismo na nossa própria vida, algo destruidor, deixando para trás de nós uma terra devastada, afetando tudo o que amamos. Poderá sim colher os resultados de amar, trabalhar duro, não desistir, não recuar... A vida, sua família, as pessoas em redor de você lhe reconhecerão, finalmente. Mesmo que não haja unanimidade, você será compensado pelo seu esforço.
Mas, em uma crise, podemos sair como vencedores se "comprarmos a crise", se escolhermos o que for sábio, mesmo diante das intempéries e da oposição da realidade e das pessoas envolvidas. Se enfrentarmos os problemas com persistência e de modo construtivo, se decidirmos aceitar a pressão ao invés de nos acomodarmos, recuarmos, nos acovardarmos, você poderá sair sim como um vencedor das crises que enfrenta.
Poderá sim colher os resultados de amar, trabalhar duro, não desistir, não recuar... A vida sua família, as pessoas em redor de você lhe reconhecerão, finalmente. Portanto, decida sair da sua crise, seja ela qual for, como vencedor colhendo prosperidade, progresso, ou colhendo relacionamentos mais profundos e estáveis com quem ama, ou ainda, saindo moralmente aprovado no seu coração por ter feito a coisa certa.

Como texto diz a crise é invitável e não é facil, não queria dizer de novo que estou passando por uma crise, queria mostrar que as crises são normais para que esta vivo, também quero dizer que não tenho prazer com elas. Porém, pelas grandes mudanças que minha vida tem passado, elas vem e vão, como na vida de todo mundo, sei que essa como as outras irão passar e se souber lidar com ela sairei mais forte. não sei se vcs teram paciência para ler esse post todo mais ele é muito interessante e nos faz entender muitas coisas que nos acomete. Meninas estou passado por uma reciclagem, tanto na vida espiritual, familiar e financeira, onde preciso pensar muito pra tomar as decisões certas, vou precisar neste momento me retirar, estou indo viajar, vou para búzios tudo bem é uma paraizo tropical mais eu mereço né, já até comprei o biquíne rsrsrsrsrs. Serio estou indo pra botar a cbç em dia, não se esqueçam de mim e quem puder ore também. desde já agradeço a compreenção e até já. Aqui que me encontrarei amanhã huahuahua se Deus quizer.

E se quiser saber. Pra onde eu vou. Pra onde tenha Sol É pra lá que eu vou...